sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A história dos demitidos do Bandepe durante o governo Joaquim Francisco




Esta gravado na memória do povo de Pernambuco, quando em 14 de outubro de 1991, JOAQUIM FRANCISCO, governador na época, eleito pelo voto dos pernambucanos(as), destruiu o Banco do Estado de Pernambuco S.A. - BANDEPE, com o fechamento de 98 Agências e 15 Postos de Serviços, deixando um saldo de aproximadamente 3.000 (três mil) pais e mães de famílias, que na sua quase total maioria ingressaram no banco via concurso público, demitidos de forma irregular onde não foi estabelecido quaisquer tipos de critério.

Muitos destes ex-bancários juntamente com seus familiares, depositaram um voto de confiança em prol do desenvolvimento de nosso estado e jamais acreditávamos que ele fosse destruir o patrimônio, que não era dele nem de nenhum governante e sim do povo de Pernambuco.

Ainda hoje muitos destes demitidos não conseguiram condições dignas de sobrevivência.

Na época para rezar na cartilha de Collor de Mello, no sentido de secar a máquina para dá o pontapé inicial no processo de privatização, para JOAQUIM FRANCISCO, foi mais coerente jogar na rua da amargura estes trabalhadores que ao longo de suas vidas, se dedicaram ao engrandecimento desta instituição financeira - BANDEPE.

No universo destes 3.000 demitidos, parcela reduzida chegando ao máximo 150 a 200, que foram reintegrados pela Justiça do Trabalho (TRT/PE e TST/BR), onde os juízes que deferiram estas sentenças agiram corretamente de conformidade com o RIP - Regimento Interno de Pessoal, que determina no Capítulo VII, Seção III (Páginas 36 a 41) - das penalidades, que funcionários(as) do banco só poderiam serem demitidos por JUSTA CAUSA.

Estamos todos unidos nesta causa por demais, esperançosos, e vamos torcer por um resultado positivo para todos nós, pois chega de sofrimento e momentos de muitas decepções e amarguras.

por Amaro Davi

Clique sobre a imagem para baixar o arquivo
 http://www.militarpos64.com.br/sitev2/wp-content/uploads/2015/09/RIP_BANDEPE.pdf


RECORTES DE JORNAIS

Clique sobre a imagem para ampliar.

  -o-o-o-o-
 -o-o-o-o-
 -o-o-o-o-
 -o-o-o-o-
 -o-o-o-o-
 -o-o-o-o-
 -o-o-o-o-

 -o-o-o-o-
 -o-o-o-o-

Nenhum comentário: